Escola Sinhá Saboia

EEFM SINHÁ SABOIA

MUNICÍPIO: Sobral
ENDEREÇO: Rua Mauro, S/N – Bairro Dom Expedito - Sobral-CE
Mapa da EEM Sinhá Saboia
google mapas
CEP: 62.050-190
REGIONAL: 6ª CREDE 

TELEFONE: (88) 3614-3158
TIPIFICAÇÃO DA ESCOLA:  C
NÚMERO DE ALUNOS EM 2014: 372
DISTRIBUIÇÃO DAS TURMAS:
                   Manhã:  1º A, B / 2º A, B / 3º A
                   Tarde:  1º C / 2º B / 3º B
                   Noite:  EJA: A, B, C, D

Horário de funcionamento da escola:
Manhã: das 7:00 às 11:30;
Tarde: das 13:00 às 17:30;
Noite: das 19:00 às 21:30;

NÚCLEO GESTOR
                    Diretora: Liduina Monteiro Gomes
                    Coordenadora Escolar: Jucileide Alcantara Cavalcante
                    Secretária: Lucia Elizabeth Fernades do Vale.


DIAGNÓSTICO ESCOLAR*1

Caracterização da Clientela Escolar
A E.E.M. Sinhá Saboia está situada no bairro periférico do Dom Expedito. O entorno escolar é considerado como um dos mais desfavorecidos da cidade de Sobral por não contar com infraestrutura adequada aos seus moradores, notadamente os espaços da Várzea Grande e Campo Grande, Rua Espanha e Rua Cauby Vasconcelos. A comunidade escolar defronta-se com a violência urbana, a venda de entorpecente aos jovens e a prostituição juvenil, causando evidente quadro de abandono e desinteresse escolar durante o ano letivo. Os docentes da escola, sofrendo os efeitos da violência interna (sua casa) e externa (a rua) buscam solucionar o quadro de pobreza e, às vezes abandono, trabalhando precocemente em serviços que exigem pouca escolaridade. A escola procura avançar a cada aplicação para alcançar o índice de no mínimo 5,2 no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Caracterização dos recursos: humanos, administrativos, didáticos e outros.
A E.E.M. Sinhá Saboia pública estadual inaugurada no dia 8 de setembro de 1965 configura-se numa construção de alvenaria simples, com dependência das salas de aula com piso de cerâmica de baixa qualidade, sem forro em algumas salas, portas e janelas precárias, necessitando de troca. Ocorreu no ano de 2011 uma reforma do ambiente interno que modificou o layout dos banheiros, da cantina e, no ambiente externo, a construção da quadra de esportes e a mudança do muro por uma estrutura de grades na frente da escola. A escola possui atualmente, uma sala para a Diretoria, uma sala para a Secretaria, um banheiro coletivo para professores, um banheiro masculino e um feminino para alunos, uma cozinha, uma área livre interna, seis salas de aula, um Centro de Multimeios, uma sala para depósito, uma despensa, uma sala para Academia de Ginástica, uma sala adaptada para os professores e um laboratório de informática. O corpo técnico-administrativo da escola constitui-se de uma Diretora e uma Coordenadora Escolar, uma Secretária, uma regente e quatro pessoas de apoio no Multimeios, dois professores do Laboratório de Informática. O corpo docente é composto de quinze professores, sendo doze temporários e quatro efetivos. A equipe de apoio é formada de quatro auxiliares de serviços gerais, três porteiros, três auxiliares de secretaria. Os professores e demais funcionários realizam um trabalho coletivo dentro da escola e todos os servidores apresentam 90% de bom aproveitamento.

Articulação da Instituição com a comunidade
O bairro possui quadra de esporte comunitário, sendo está uma reivindicação dos grupos comunitários (CRAS Mimi Marinho, CSF Maria Eglantine, Associação Padre Oswaldo Chaves, Escola de Samba Unidos do Dom Expedito e Quadrilha Estrela do Luar). As ruas (Padre Oswaldo Chaves, Loucimar, Itália, Cauby Vasconcelos, Maria de Jesus, Dom Expedito, Mauro, Hélio Arruda, Olinda, etc.) são pouco arborizadas, com trânsito razoável de carros (maior no roteiro que leva as Faculdades INTA). O bairro possui em seu centro social a igreja católica de São Pedro, que fomenta a religiosidade local, contando também com templos evangélicos e terreiros de umbanda.  Nos últimos anos vem sendo beneficiado com a construção do North Shopping Sobral e de duas faculdades privadas (Faculdades INTA e Faculdade Luciano Feijão). As casas da comunidade são, a grosso modo simples, ainda existindo casas de taipa com precárias condições de moradia. A população conta com alguns pequenos mercadinhos, vendas e quiosque. Com a grande demanda dos acadêmicos das Faculdades INTA, fomentou-se a abertura de novos pontos comerciais (restaurantes, lanchonetes, oficinas mecânicas, padaria, etc.). Mesmo com a conclusão do calçadão na margem direita do rio Acaraú a precária iluminação pública é precária e em algumas ruas insuficiente. A escola, no passado recente, enfrentou problemas sérios de convivência com seu entorno, apresentando situações de vulnerabilidade como o envolvimento juvenil com drogas e gangues urbanas. Estes e outros fatores associados (remanejamento dos alunos do Ensino Fundamental para a Escola Municipal Pe. Oswaldo Chaves acarretou diminuição das matrículas nos anos de 2007, 2008 e 2009. Hoje a escola apresenta uma permanência de níveis de matrícula que a coloca na tipificação “C”, o que acarreta uma maior preocupação com a evasão escolar e a permanência dos alunos na escola.

Subprojetos
A E.E.M. Sinhá Saboia possui diversos Projetos e Subprojetos dentre eles: Projeto Africanidades (Educação das Relações Étnicas–Racial e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana). Projeto Multimeios em Ação. Projeto Educação Ambiental (Aula de campo: Banco de Mudas (Prefeitura de Sobral), Parque Nacional da Ibiapaba e Projeto TAMAR). Projeto Diretor de Turma (alunos do 1º Ano e 2º Anos e 3º Anos) Projeto SPE (Saúde e Prevenção nas Escolas). ProEMI. Jovem do Futuro, PRU (Projeto Rumo à Universidade), EJA (Educação de Jovens e Adultos) e o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). Para auxiliar os projetos a escola conta com um Centro de Multimeios, sala de Laboratório de Ciências, Laboratório de Matemática, Academia de Ginástica e um banco de livros.

PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência)
A escola conta com os seguintes subprojetos do PIBID:
Matemática (PIBID/UVA)
Educação Física (PIBID/UVA)
Letras Inglês (PIBID/UVA)
Ciências Sociais (PIBID/UVA)
História (PIBID/INTA)

*1 fonte: PPP da Escola EM Sinhá Saboia 2014.
Planta baixa da Escola
Censo da Escola segundo o INEP
...........
Obrigado pelo seu comentário