III Ciclo de Reflexões – PIBID/Matemática/UVA


No dia 05 de fevereiro de 2015, os bolsistas do subprojeto de Matemática/UVA que atuam na Escola de Ensino Médio Sinhá Saboia conduziram o III Ciclo de Reflexões do PIBID/Matemática/UVA realizado no bloco do curso de Matemática, no Laboratório de Ensino de Matemática (LEMA), com o tema EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA x TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, o Ciclo teve a presença de vários bolsistas de graduação, supervisores, coordenador de área e estudantes do curso de Matemática da UVA que participaram dando suas opiniões e discutido os assuntos e polêmicas sobre o uso de tecnologias em sala de aula.

O Ciclo iniciou com uma breve apresentação dos bolsistas da EEM Sinhá Saboia, com a abertura feita pela supervisora professora Liduina Monteiro, alguns comentários sobre a Inclusão Digital, tópicos que seriam abordados no decorrer do Ciclo e considerações das atividades realizadas pelos bolsistas com o uso das novas tecnologias na escola.

A primeira parte do Ciclo foi conduzida pelo bolsista de graduação Natan Kennedy, que abordou as Políticas de Inclusão Tecnológica e levou algumas reportagens e perguntas que fez os presentes a refletirem sobre as atitudes de alguns professores frente às novas tecnologias, políticas de premiação e entrega de ferramentas tecnológicas para alunos, professores e escolas, mas sem uma política de assistência e acompanhamento pedagógico para auxiliar no uso dessas ferramentas no processo de ensino-aprendizagem. A discussão se deu de maneira participativa, os supervisores (professores de Matemática das escolas parceiras) contaram suas experiências e opiniões sobre o tema abordado, os graduandos do curso de Matemática afirmaram as dificuldades quanto a formação em alguns aspectos.

Em seguida foram abordados e discutidos algumas ferramentas e softwares comuns que podem auxiliar professores em sala de aula os pós e contra de algumas ferramentas. O bolsista Antonio José apresentou algumas ferramentas que fez alguns questionamentos sobre a utilização destes equipamentos que são pouco utilizados com fins pedagógicos. O bolsista Edson Sousa fez algumas demonstrações de softwares bem polêmicos, mas que se usado de maneira educativa podem contribuir com o processo de aprendizagem.

A bolsista Cléia Aguiar conversou com os presente e forma discutidos alguns aspectos quanto a falta de preparo e assistência aos professores no uso de novas tecnologias.
Finalizando o Ciclo foi mostrado um vídeo que exemplifica o que foi debatido.
Durante todo o Ciclo tentou levar os presente a um questionamento profundo sobre o futuro da Educação em nosso país e como os futuros professores podem ir se preparando melhor para usar ferramentas cada vez mais presentes para contribuir no ensino de matemática.

 


Fotos: Márcio Nascimento

Agradecimentos: A CAPES, PIBID/UVA 2013, coordenação de área do subprojeto, supervisora, Escola Sinhá Saboia e a todos os bolsistas e convidados presentes que prestigiaram e participaram expondo suas opiniões.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário